O QUE É INBOUND MARKETING?

O Inbound Marketing envolve todas as estratégias de marketing digital que visam atrair o interesse dos usuários e doutriná-los a se tornarem clientes em potencial da sua marca, produto ou serviço.

O também chamado Marketing de Atração possui uma base formada por quatro pilares essenciais: SEO, Produção de Conteúdo, Monitoramento de Estratégias em Redes Sociais e o uso de anúncios em Mídias pagas.

COMO FUNCIONA O INBOUND MARKETING?

De uma forma simples de entender, o Inbound Marketing reside na criação e no compartilhamento de conteúdo útil e relevante para um determinado público-alvo. É atraindo o interesse desse público, fornecendo conhecimento, utilidade e entretenimento, que é possível construir um relacionamento duradouro com seus clientes e futuros clientes.

A maioria das pessoas prefere não ser assediado diretamente pelo ato de venda enquanto pesquisam e analisam o ambiente de compra. O Inbound Marketing trabalha com o espírito do propagador e não com o espírito do vendedor nato.

É preciso atrair, conquistar e doutrinar o cliente para, em última instância, começar a aplicar técnicas de venda. É assim que, no marketing digital, os visitantes do seu site se tornarão leads (usuário com intenção de compra). Seus leads em potencial só chegarão a tornar-se clientes se forem encantados pelo custo-benefício e pela utilidade dos seus produtos ou serviços.

  • Saiba um pouco mais sobre a jornada de compra no Inbound Marketing:

Hoje em dia, tudo está disponível na internet e, na maioria das vezes, de forma gratuita. Formar leads qualificados e super qualificados é o grande negócio do investimento em Inbound Marketing.Veja só como funciona:

1 – Aprendizado e Descoberta: Os usuários realizam as pesquisas nos buscadores e acessam sites que forneçam material útil e relevante. Esses usuários ainda não sabem que possuem um problema ou uma necessidade. Essa é a fase em que o usuário imerge num determinado tema e o objetivo da empresa é capturar essa imersão e transformá-la numa necessidade de consumo, fazendo-o reconhecer que possui um problema ou que aquela é uma grande chance de conquistar uma boa oportunidade de investimento.

2 – Reconhecimento do Problema: Nessa etapa, o visitante já descobriu que possui um problema ou identificou uma oportunidade de investimento. Ele provavelmente irá consultar outros sites que forneçam conteúdo relevante sobre o tema. O simples fato de ter seu site listado na mente do visitante, você já possui grandes chances de converter o problema em uma solução.

3 – Consideração da Solução: Estamos quase no fundo do funil e essa é a etapa em que o usuário já entendeu que sua empresa é detentora da solução para o problema dele. Nesse momento, o visitante torna-se um lead ou também chamado de usuário com intenção de compra. Todo o conteúdo voltado para essa etapa do Inbound Marketing possui conotação de urgência e imediatismo para fazer com que o usuário avance no processo de compra. Se ele não fechar a compra com a sua empresa provavelmente o fará com outra. O nível de encantamento deve ser alto para persuadir o lead a considerar os seus produtos ou serviços como a objetificação para a solução do determinado problema.

4 – Decisão de Compra: No final do processo de Inbound Marketing, o lead torna-se um consumidor ao realizar a compra de um produto ou serviço fornecido por sua empresa. Você conseguiu sair na frente da concorrência e mostrá-lo que possuía a opção correta. O conteúdo voltado para esse cliente é voltado para a comunicação de fidelização, assim o cliente aprende como usufruir de toda a qualidade do serviço ou produto, sobre o uso correto, as aplicações de determinado produto e como potencializar os seus resultados utilizando-o em conjunto com outros serviços e produtos da sua própria empresa. De fato, você converterá fãs para a sua marca e os fará promotores que o indicarão para outros usuários, conhecidos, familiares e amigos. Esse será, sem sombra de dúvidas, um cliente que voltará a fazer negócio com a sua marca ou empresa muitas outras vezes.

  • Entenda o processo do Inbound Marketing:

1 – Atrair tráfego através da produção de conteúdo útil, relevante e interativo;

2 – Converter seus visitantes em leads (usuário com intenção de compra);

3 – Converter leads em clientes;

4 – Fidelizar os clientes e aumentar o rendimento dos seus lucros;

5 – Encantar seus clientes e transformá-los em promotores da sua marca;

QUAIS SÃO OS PONTOS FORTES DE SE INVESTIR EM CAMPANHAS DE INBOUND MARKETING?

  • As campanhas tendem a ser mais criativas e carismáticas, aumentando o nível de encantamento do usuário antes que ele se torne um cliente;
  • Reduz os custos de investimentos em mais de 60%, quando comparado com as técnicas tradicionais de marketing (Outbound Marketing);
  • Mais sucesso nas estratégias de Link Building e, consequentemente, aumento da visibilidade nos mecanismos de busca;
  • Retorno efetivo de lucros sobre os valores investidos;
  • Altamente segmentado e assertivo, focado no seu público-alvo e de acordo com seus objetivos e metas;
  • O conteúdo produzido tem apelo não invasivo, capta o engajamento e a interatividade do usuário;
  • É possível acompanhar os resultados em tempo real e permite modificar as estratégias conforme o comportamento do consumidor.

QUAL O MATERIAL OFERECIDO PELA POSITTIVA PARA CAMPANHAS DE INBOUND MARKETING?

  • Planejamento criativo, elaboração de postagens e estratégias de disseminação do conteúdo de blog;
  • Elaboração de Landing Pages para captação de mailing; (Ta levando pra vupt. nao precisa ser clicável)
  • Elaboração de infográficos;
  • Desenvolvimento de E-books;
  • Elaboração de questionários interativos;
  • Desenvolvimento e execução de vídeos informativos;  (Ta levando pra vupt. nao precisa ser clicável)
  • Elaboração, disparo e automação de E-mail Marketing; (Ta levando pra vupt. nao precisa ser clicável)
  • Estratégias e melhorias de SEO; (Ta levando pra vupt. nao precisa ser clicável)
  • Conteúdo e monitoramento de Mídias Sociais. (Ta levando pra vupt. nao precisa ser clicável)

E AGORA? VOCÊ DEVE ABRIR MÃO DO MARKETING TRADICIONAL (OUTBOUND MARKETING)?

Não, pois cada caso depende de uma análise prévia. Há campanhas que renderão maior impacto se estiverem na plataforma Inbound. A Posittiva recomenda o uso de ambas estratégias de forma conjunta. Afinal, cada veículo de Mídia possui o seu valor e ao passo que se tornam menos usuais pelo público de massa, com passar dos anos acabarão se sofisticando.

Atinja seus objetivos e expanda o seu negócio.