O LinkedIn é famoso por ajudar profissionais a buscar recolocação profissional, fazer networking e ter caráter exclusivamente profissional. 

Pouco a pouco, vem se mostrando um parceiro estratégico para quem quer vender mais, especialmente para empresas B2B (business for business). Porém, mais que incluir a rede social no calendário de postagens, é preciso saber o que postar.

Não dá para replicar o conteúdo gerado para o Instagram no LinkedIn, pois o público é totalmente diferente. Então, como acertar a mão no conteúdo gerado para ele? A resposta está no marketing de conteúdo. 

Marketing de conteúdo e LinkedIn

A gente sabe que o LinkedIn não é uma rede social barata comparada com as demais, afinal, um investimento mínimo de R$20 por dia em uma única campanha pode impactar o orçamento de muitos setores de marketing. Mas, uma coisa é fato: ele entrega o que promete. 

O algoritmo do LinkedIn privilegia, e muito, os conteúdos que mais geram engajamento, por isso, não é incomum se deparar com publicações de dias, ou semanas, atrás ainda rolando pelo feed. Esse é mais um motivo para você planejar conteúdo exclusivol.

Você está em um ambiente profissional, onde pode encontrar facilmente a pessoa certa que representa o seu perfil de cliente ideal. O seu conteúdo pode ser certeiro, uma vez que você pode fazer pesquisas por empresas que interessam à sua e, melhor ainda, por cargo, o que facilita falar “diretamente” com o tomador de decisão.

4 dicas de como usar o LinkedIn a seu favor

Agora que você já entendeu que o LinkedIn merece um cuidado especial na hora de montar o seu planejamento digital. Vamos as dicas:

  1. Posts que atacam as dores

As dores são tudo aquilo que incomoda o seu prospect. No dia a dia dele, o que o incomoda e que a sua empresa pode ajudar a resolver? Explore essa dor em seus artigos e publicações. 

  1. Replique conteúdo de parceiros

Muitas empresas que comercializam produtos para empresas, e as de T.I são um bom exemplo, costumam ter um rol de fornecedores consagrados. Isso pode ser utilizado no seu LinkedIn, ligando sua marca a dele, o que gera bastante autoridade com a audiência. Replicar esses conteúdos (desde que interessantes para a sua persona, claro), pode ser uma boa ideia de curadoria para explorar no seu planejamento editorial.

  1. Ofereça material técnico

Ninguém sabe tão bem do seu produto quanto você. No marketing de conteúdo se preza pelo material rico e que não “empurre” a compra para o cliente, mas que o atraia até a empresa. Mas, você já tem a persona ao seu alcance, já sabe qual a dor dela, por que não oferecer algo mais técnico?

Explore diferenciais que fazem a diferença para o seu prospect e mostre sua autoridade no assunto!

  1. Invista em outros formatos

Explore outros formatos, especialmente o vídeo.

Segundo pesquisa do Google, o brasileiro assiste, em média, 30h semanais de audiovisual. Produza conteúdo em vídeo exclusivo para o LinkedIn e garanta uns minutos da sua audiência em um formato que já é até apontado por alguns como o preferido.

Atinja seus objetivos e expanda o seu negócio. Vamos juntos?