O LinkedIn é famoso por ajudar profissionais a buscar recolocação profissional, fazer networking e ter caráter exclusivamente profissional.
Pouco a pouco, vem se mostrando um parceiro estratégico para quem quer vender mais, especialmente para empresas B2B (business for business). Porém, mais que incluir a rede social no calendário de postagens, é preciso saber o que postar.
Não dá para replicar o conteúdo gerado para o Instagram no LinkedIn, pois o público é totalmente diferente. Então, como acertar a mão no conteúdo gerado para ele? A resposta está no marketing de conteúdo.
Marketing de conteúdo e LinkedIn
A gente sabe que o LinkedIn não é uma rede social barata comparada com as demais, afinal, um investimento mínimo de R$20 por dia em uma única campanha pode impactar o orçamento de muitos setores de marketing. Mas, uma coisa é fato: ele entrega o que promete.
O algoritmo do LinkedIn privilegia, e muito, os conteúdos que mais geram engajamento, por isso, não é incomum se deparar com publicações de dias, ou semanas, atrás ainda rolando pelo feed. Esse é mais um motivo para você planejar conteúdo exclusivol.
Você está em um ambiente profissional, onde pode encontrar facilmente a pessoa certa que representa o seu perfil de cliente ideal. O seu conteúdo pode ser certeiro, uma vez que você pode fazer pesquisas por empresas que interessam à sua e, melhor ainda, por cargo, o que facilita falar “diretamente” com o tomador de decisão.
4 dicas de como usar o LinkedIn a seu favor
Agora que você já entendeu que o LinkedIn merece um cuidado especial na hora de montar o seu planejamento digital. Vamos as dicas:
- Posts que atacam as dores
As dores são tudo aquilo que incomoda o seu prospect. No dia a dia dele, o que o incomoda e que a sua empresa pode ajudar a resolver? Explore essa dor em seus artigos e publicações.
- Replique conteúdo de parceiros
Muitas empresas que comercializam produtos para empresas, e as de T.I são um bom exemplo, costumam ter um rol de fornecedores consagrados. Isso pode ser utilizado no seu LinkedIn, ligando sua marca a dele, o que gera bastante autoridade com a audiência. Replicar esses conteúdos (desde que interessantes para a sua persona, claro), pode ser uma boa ideia de curadoria para explorar no seu planejamento editorial.
- Ofereça material técnico
Ninguém sabe tão bem do seu produto quanto você. No marketing de conteúdo se preza pelo material rico e que não “empurre” a compra para o cliente, mas que o atraia até a empresa. Mas, você já tem a persona ao seu alcance, já sabe qual a dor dela, por que não oferecer algo mais técnico?
Explore diferenciais que fazem a diferença para o seu prospect e mostre sua autoridade no assunto!
- Invista em outros formatos
Explore outros formatos, especialmente o vídeo.
Segundo pesquisa do Google, o brasileiro assiste, em média, 30h semanais de audiovisual. Produza conteúdo em vídeo exclusivo para o LinkedIn e garanta uns minutos da sua audiência em um formato que já é até apontado por alguns como o preferido.
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