Como funciona a estratégia de Inbound Marketing na prática?

Muitas pessoas sabem o que é Inbound Marketing e até possuem interesse na estratégia, porém têm dificuldade em aplicar na prática.

Antes de mais nada, um grande motivo para que você invista em Inbound é ter todas as suas ações mensuradas. Dessa forma, é possível saber exatamente quantas pessoas visualizaram, converteram ou compraram por meio de ferramentas de web analytics.

Mas se você ainda tem dúvidas sobre essa metodologia, veja dicas para começar a criar e aplicar a sua estratégia de Inbound Marketing.

Defina seus objetivos

Antes de tomar qualquer decisão é muito importante que você saiba o que deseja alcançar com essa estratégia, definindo os objetivos que irão te guiar.

Alguns objetivos possíveis são:

atrair o tráfego de visitantes;

converter visitantes em leads;

transformar leads em clientes;

encantar os clientes para que se tornem promotores da sua marca.

Crie suas personas

Após definir os seus objetivos é fundamental que você saiba com quem a sua empresa irá se comunicar a fim de abordar seu público-alvo da maneira certa.

A criação de personas é extremamente importante dentro do Inbound Marketing e ajudará você a ter informações do consumidor ideal. Sendo assim, faça uma pesquisa entre os seus clientes e defina o personagem que representa a sua empresa.

Capture os leads

Além de alcançar um grande número de pessoas com o conteúdo gerado, o principal benefício é atingir o público ideal.

Isso se dá principalmente pelo uso de palavras-chaves que fazem sentido para seu negócio e otimização de SEO, tendo como resultado uma posição de destaque nos mecanismos de busca.

Assim, se o seu conteúdo for relevante, a pessoa pode preencher um cadastro para que você passe a nutrir esse lead, transformando-o em cliente.

Faça a nutrição dos leads

Agora é hora de começar a manter contato com as pessoas que se relacionam e se interessam pela sua marca. Então dê início à nutrição de leads, com o envio automatizado de e-mail marketing.

Aproveite e insira na sua lista, o contato dos seus clientes usuais e daquelas pessoas que já compraram pelo menos uma vez.

Meça suas ações

As métricas são essenciais na estratégia de Inbound Marketing e você deverá ficar atento para garantir que as suas ações estão atingindo o objetivo proposto.

Mas não se esqueça que para cada meta, existem métricas diferentes. Então defina a sua intenção para não se perder na hora de mensurar os resultados obtidos.

Depois das nossas dicas de como colocar Inbound Marketing na prática, que tal colocar em ação uma estratégia específica para o seu negócio?

Atinja seus objetivos e expanda o seu negócio. Vamos juntos?

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