Gerir melhor seu tempo e ter mais produtividade é muito importante nos dias de hoje. Vamos conferir 4 formas de gerir melhor seu tempo e ter mais produtividade.

O que é gestão do tempo?

Atualmente, muitos são os ladrões da nossa atenção: redes sociais, smartphones e o famigerado Whatsapp.

A gestão do tempo e a produtividade devem andar juntas, porque ser produtivo não tem nada a ver com o número de horas trabalhadas, mas justamente nos resultados gerados nestas horas.

Às vezes, duas horas extras com foco total no trabalho e livre de interrupções geram muito mais produtividade do que 8 horas seguidas no horário comercial.

Gestão do tempo nada mais é que um ato ou processo de planejamento e execução do controle consciente do tempo e das atividades. Você deve saber o quanto gastou e ainda vai gastar para executar determinadas tarefas; se não sabe, planeje.

Na verdade, em qualquer área, a administração do tempo e organização são peças fundamentais.

Como fazer a gestão do tempo e ter mais produtividade?

Já para o dia a dia, vamos dar aqui algumas dicas de como fazer a gestão de tempo no trabalho ou mesmo na sua vida cotidiana para obter os resultados desejados.

  1. Diminua as distrações

Para ter uma melhor organização pessoal e gestão do tempo, diminua o tempo perdido com as distrações como Whatsapp, redes sociais e até a leitura indiscriminada dos e-mails durante o dia inteiro.

Uma dica é desabilitar as notificações de mensagens do celular e alertas de e-mails, e reservar um ou dois momentos no seu dia para checagem de mensagens, e-mails ou mídias sociais.

  1. Planejamento e Revisão semanal

Para começar a semana de forma planejada, com melhor gestão de tempo e produtividade, tenha um momento semanal para fazer um planejamento de suas atividades da semana, analisar suas pendências, seus projetos pessoais e até profissionais engavetados

  1. Tire as pendências da cabeça

Anote as pendências, para não ficar perdendo tempo pensando nelas e escolha um momento para resolvê-las. Essas “pendências” ficam ocupando um espaço importante do cérebro, cansa a cabeça e consome uma energia danada.

Para fazer isso – tirar as pendências da cabeça – você pode utilizar uma agenda de papel, o celular, criar um grupo no Whatsapp só com você.

  1. Faça agora e não deixe para amanhã

Quando surgir uma tarefa que vai levar um tempo curto – como passar um e-mail urgente–, faça naquela hora e já resolva a questão. Isso se chama “não procrastinar”. Se for tomar um tempo longo, planeje. Veja quanto tempo será necessário e planeje dias ou blocos de tempo para resolver a questão. Assim você consegue a otimização do tempo!

Não deixe para depois, porque senão isso poderá virar mais um item da lista de coisas urgentes que você ainda não fez.

Atinja seus objetivos e expanda o seu negócio. Vamos juntos?