Gerir melhor seu tempo e ter mais produtividade é muito importante nos dias de hoje. Vamos conferir 4 formas de gerir melhor seu tempo e ter mais produtividade.
O que é gestão do tempo?
Atualmente, muitos são os ladrões da nossa atenção: redes sociais, smartphones e o famigerado Whatsapp.
A gestão do tempo e a produtividade devem andar juntas, porque ser produtivo não tem nada a ver com o número de horas trabalhadas, mas justamente nos resultados gerados nestas horas.
Às vezes, duas horas extras com foco total no trabalho e livre de interrupções geram muito mais produtividade do que 8 horas seguidas no horário comercial.
Gestão do tempo nada mais é que um ato ou processo de planejamento e execução do controle consciente do tempo e das atividades. Você deve saber o quanto gastou e ainda vai gastar para executar determinadas tarefas; se não sabe, planeje.
Na verdade, em qualquer área, a administração do tempo e organização são peças fundamentais.
Como fazer a gestão do tempo e ter mais produtividade?
Já para o dia a dia, vamos dar aqui algumas dicas de como fazer a gestão de tempo no trabalho ou mesmo na sua vida cotidiana para obter os resultados desejados.
- Diminua as distrações
Para ter uma melhor organização pessoal e gestão do tempo, diminua o tempo perdido com as distrações como Whatsapp, redes sociais e até a leitura indiscriminada dos e-mails durante o dia inteiro.
Uma dica é desabilitar as notificações de mensagens do celular e alertas de e-mails, e reservar um ou dois momentos no seu dia para checagem de mensagens, e-mails ou mídias sociais.
- Planejamento e Revisão semanal
Para começar a semana de forma planejada, com melhor gestão de tempo e produtividade, tenha um momento semanal para fazer um planejamento de suas atividades da semana, analisar suas pendências, seus projetos pessoais e até profissionais engavetados
- Tire as pendências da cabeça
Anote as pendências, para não ficar perdendo tempo pensando nelas e escolha um momento para resolvê-las. Essas “pendências” ficam ocupando um espaço importante do cérebro, cansa a cabeça e consome uma energia danada.
Para fazer isso – tirar as pendências da cabeça – você pode utilizar uma agenda de papel, o celular, criar um grupo no Whatsapp só com você.
- Faça agora e não deixe para amanhã
Quando surgir uma tarefa que vai levar um tempo curto – como passar um e-mail urgente–, faça naquela hora e já resolva a questão. Isso se chama “não procrastinar”. Se for tomar um tempo longo, planeje. Veja quanto tempo será necessário e planeje dias ou blocos de tempo para resolver a questão. Assim você consegue a otimização do tempo!
Não deixe para depois, porque senão isso poderá virar mais um item da lista de coisas urgentes que você ainda não fez.
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