Os canais de marketing são os caminhos que o produto tem que percorrer da produção até a venda.
Independentemente de você ter uma loja física, e-commerce ou se é um consumidor final de produtos ou serviços.
Não é difícil entender que toda a operação precisa definir as melhores estratégias para atingir o cliente certo e na hora certa.
Os canais de marketing
Canais de marketing são todos os caminhos envolvidos desde a fabricação de um produto ou a oferta de serviço chegar até o seu consumidor final. É por meio desses canais de marketing que as soluções de uma marca ou empresa são anunciadas ao público.
Sob o mesmo ponto de vista vamos pensar no smartphone (ou computador) no qual você está lendo esta matéria.
Antes desse produto chegar até você, passaram por uma longa jornada que se iniciou lá atrás, no design da mercadoria até a definição dos parceiros ideais para fazer com que a campanha acontecesse.
Ou seja, desde a indústria onde foi confeccionado até as lojas onde será vendido, houve um planejamento logístico e estratégico de produção, estoque, distribuição e marketing para que esses dispositivos ficassem disponíveis para você.
Nesse processo, vários atores entraram na jogada: fabricante, distribuidores, varejistas, facilitadores e, claro, o consumidor final. Isto nos leva a uma definição ainda mais elaborada dos canais de marketing.
De acordo com a escritora Anne Coughlan, no livro Canais de Marketing, eles são conjuntos de organizações interdependentes envolvidas no processo de disponibilização de um produto ou serviço para o consumo. Percebe-se que essas organizações não trabalham sozinhas e dependem umas das outras para cumprirem os objetivos estratégicos.
A verdade é que o processo de distribuição de um produto ou serviço envolve a escolha do produto certo, o local certo, o momento certo e nas quantidades certas para sua comercialização.
E no marketing digital?
Quando pensamos em canais de marketing digital, a ideia é praticamente a mesma. Logo é a estratégia escolhida pelas empresas para divulgar seu negócio e atingir seu público-alvo no mundo online.
Acima de tudo, é preciso distribuir conteúdo de valor, conhecer sua persona, estabelecer a jornada de compra do cliente e descobrir os melhor meios para trabalhar a divulgação.
Qual a importância dos canais de marketing
A importância dos canais de marketing para qualquer estratégia vai muito além de simplesmente fazer com que o produto chegue nas mãos do consumidor. E é por meio desses canais que as empresas conseguem se destacar perante a concorrência na hora de satisfazer o usuário final, agregando valor ao seu produto.
Os clientes, por sua vez, conseguem encontrar aquilo que desejam de forma mais rápida e nas quantidades certas. Isso sem falar que a escolha do canal adequado também tem relação direta com o custo do produto.
Qual o modelo ideal de canal de marketing?
Cada empresa deverá avaliar conforme suas particularidades. Tanto quais canais de marketing atendem melhor às suas necessidades quanto às de seus clientes.
O primeiro passo é saber definir em qual tipo de canal de marketing sua empresa está inserida.
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