O WhatsApp Business é um aplicativo do mensageiro dedicado a empresas e exclusivo para Android.
A diferença do Whatsapp Business para as demais ferramentas é que o aplicativo facilita a interação com clientes.
Ou seja, inclui ferramentas para: automatizar, classificar e responder rapidamente a mensagens – recursos não disponíveis no aplicativo comum.
Como baixar o WhatsApp Business
O aplicativo está disponível na Google Play Store sendo necessário buscar pelo seu nome. Vale, inclusive, notar que há um “B” de Business sobre o balão do WhatsApp, para se diferenciar.
• Baixe o WhatsApp Business e abra o app,
• Toque em “Concordar e Continuar”,
• Permita que o aplicativo acesse contatos, fotos e arquivos,
• Insira e verifique seu número de telefone comercial.
A não ser que seu número de celular não esteja sendo usado no WhatsApp, o aplicativo vai informar e sugerir que você transfira o número de telefone para o WhatsApp Business. Mesmo que fique em dúvida, aceite a sugestão e toque em “Continuar”. Insira o código que receber.
Após isso, o WhatsApp vai restaurar o backup de mensagens para o número de telefone. Vale lembrar que o aplicativo fica com o nome “WA Business” no seu celular.
Você pode usar ambos os aplicativos, WhatsApp Business e WhatsApp Messenger em um mesmo celular.
Ou seja, cada aplicativo deve estar vinculado ao seu próprio número de telefone sendo ideal para quem usa dois chips ou mais.
Não é possível ter um número de telefone vinculado aos dois aplicativos ao mesmo tempo, então é preciso escolher em qual irá utilizar seu número.
Como usar o WhatsApp Business
A primeira coisa que o aplicativo vai sugerir é que você crie o seu “Perfil comercial”. Já que os clientes irão ver essas informações, é importante incluir fatos úteis para seus clientes, como seu endereço físico, descrição da sua empresa, horários, endereço de e-mail e site.
Entre as contas de empresas, você vai ver três tipos.
• Verificada
O WhatsApp verificou que a conta pertence a uma marca autêntica. Ou seja, uma conta verificada possui um ícone verde com um tique em seu perfil.
• Confirmada
O WhatsApp confirmou que o número de telefone desta conta corresponde ao número de telefone da empresa. Portanto, uma conta confirmada possui um ícone cinza com um tique.
• Conta comercial
Uma conta comercial possui um ícone cinza com um ponto de interrogação em seu perfil.
Como usar etiquetas
Toque em Configurações > Etiquetas para ver as etiquetas padrão do próprio aplicativo: novo cliente, novo pedido, pagamento pendente, pago e pedido finalizado.
Também é possível criar etiquetas novas em (+) mas a cor é automática.
Em cada conversa, abra o menu de três pontos e toque em “adicionar etiqueta à conversa”.
Escolha qual tag deseja incluir ou crie uma nova nesta mesma tela. Troque sempre que for necessário.
Respostas Rápidas
Outro benefício é a ferramenta de Respostas Rápidas. Onde poderá salvar as mensagens que enviar com maior frequência e reutilizá-las para responder as perguntas mais comuns que sua empresa receber, sendo elas:
– preços de serviços
– prazo de entrega
– abrangência do delivery
– formas de pagamento
– recado de espera.
Para cadastrar respostas rápidas acesse o menu de três pontos > Configurações > Configurações da Empresa.
E lá você poderá escolher entre editar três tipos de mensagens, sendo elas:
• Mensagem de ausência;
• Mensagem de saudação;
• Respostas rápidas;
Basta tocar em (+) para adicionar uma mensagem. Sendo assim, possível escrever um recado em texto e incluir emojis. Você também pode definir um atalho para essa mensagem que sempre começará com uma barra /nomedoatalho. Você também definir até três palavras-chave. Em cada conversa, acione a barra / e busque a que mais se adequa.
Defina uma mensagem de ausência para quando não conseguir responder aos seus clientes, dessa forma eles serão informados sobre quando receberão uma resposta. Você também pode criar uma mensagem de saudação para apresentar sua empresa.
Estatísticas do fluxo de mensagens
O WhatsApp Business também tem acesso a métricas importantes, como o número de mensagens enviadas com sucesso, entregues e lidas pelas pessoas que estão interessadas nos seus produtos ou serviços. Por isso, é bom para relatórios internos.
Para acessar as suas estatísticas vá até o menu de três pontos > Configurações > Configurações da Empresa > Estatísticas.
Afinal, é lá que estará um resumo do volume total de mensagens enviadas, mensagens entregues, mensagens lidas e mensagens recebidas.
Lembrete importante, por enquanto, esses dados não são acessíveis pelo computador, apenas via aplicativo móvel e mostram a soma toda das mensagens sem dividir por período.
Gostou do guia do Whatsapp Business? A Posittiva está sempre atualizada ao máximo para entregar o melhor conteúdo para você e sua empresa.
Até o próximo post!
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