WhatsApp Marketing não é o nome de um recurso disponível no aplicativo, mas de uma estratégia que faz do app um canal específico para que marcas e empresas aumentem o seu alcance e conversem com seus públicos e clientes.

Entendendo o WhatsApp Marketing.

No início, o aplicativo só servia como um simples serviço de mensagem e hoje é possível usá-lo como uma ferramenta de marketing digital. 

O WhatsApp mudou a forma das pessoas se relacionarem, se tornando um dos meios mais velozes para a viralização de uma informação. Hoje, o aplicativo conta até com compartilhamento de status, que desaparece depois de 24 horas, da mesma forma que se popularizou no Instagram Stories.

9 dicas para montar uma estratégia de marketing no WhatsApp.

  1. Seja pessoal

Envie mensagens personalizadas. Use o 1º nome do contato no início da mensagem e mande algo que realmente possa interessá-lo.

Ainda assim, mantenha uma postura profissional e respeite o espaço do usuário. 

  1. Tenha uma estratégia multicanal

O WhatsApp é uma ferramenta ótima para manter um bom relacionamento, dar suporte e promover seus produtos e serviços, mas em hipótese alguma deve ser a única presente em seu marketing. Ele funciona somente como um auxílio.

  1. Faça um planejamento estratégico

O planejamento das ações é essencial em qualquer estratégia de marketing digital — e com o WhatsApp não poderia ser diferente.

Especialmente por se tratar de um canal tão pessoal, em que as mensagens chegam diretamente no celular do cliente.

Nesse plano, é necessário estabelecer os seguintes pontos:

  • tipos de conteúdos a enviar (fotos de novos produtos, vídeos de divulgação, apenas texto com códigos promocionais etc.);
  • horários ou faixa de horário em que eles devem ser enviados;
  • situações que motivam o envio de uma mensagem (novo produto disponível, período de descontos, inauguração de uma filial etc.).
  1. Comunicação pelo WhatsApp

Quando seus clientes entrarem em contato ou responderem uma mensagem que você enviar, é importante não deixá-los esperando e retornar o quanto antes

  1. Conecte-se com quem já é cliente

Receber mensagens de um número desconhecido é bastante desagradável e até considerado como uma espécie de spam.

Por isso, o WhatsApp não é a ferramenta ideal para se comunicar com potenciais clientes ou gerar leads — afinal, isso pode prejudicar a reputação da sua marca.

6.Forneça o serviço de atendimento ao cliente por WhatsApp

Uma forma de estreitar o relacionamento com o seu público é tirar dúvidas e promover outros tipos de atendimento por meio do WhatsApp.

Em vez de exigir que o cliente ligue para um SAC e enfrente um tempo de espera, você pode prestar um serviço mais ágil, simples e agradável.

Certifique-se de que o responsável por responder as requisições atenda o cliente o mais rápido possível, sem que isso atrapalhe a qualidade do atendimento.

  1. Faça vendas diretamente pelo app

Para permitir que os seus clientes fechem compras diretamente pelo WhatsApp, providencie um catálogo com seus produtos (pode ser PDF, landing pages ou até mesmo ecommerce) para que eles possam escolher o que desejam.

  1. Invista no pós-venda

Depois que o consumidor efetuar a compra, faça um trabalho de pós-venda perguntando se ele foi bem atendido, se teve uma boa experiência para adquirir o produto e se o artigo estava em boas condições.

  1. Envie mensagens personalizadas

O recurso “Listas de Transmissão” pode parecer ideal para enviar uma novidade ou promoção para os clientes sem precisar escrever a mensagem para cada um dos contatos.

Com essa funcionalidade, é possível enviar o mesmo texto para até 256 usuários, desde que eles tenham o seu número salvo em seus respectivos smartphones.

Porém, para obter resultados mais eficazes, o melhor é atingir as pessoas com textos personalizados e recomendações de acordo com suas preferências.

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