Como você consegue o contato de possíveis clientes para sua equipe de vendas abordar?
Com mercados cada vez mais competitivos, a busca por novos clientes se tornou uma tarefa difícil.
Além disso, o maior acesso à internet permite que as pessoas pesquisem diferentes opções para o produto ou serviço que elas precisam antes de fechar qualquer negócio.
Nesse sentido, a geração de leads se mostra uma importante estratégia para empresas que querem obter sucessos nas vendas.
O que é lead generation?
Lead generation, ou geração de leads, é o processo pelo qual uma empresa captura o contato de clientes em potencial, que em algum momento demonstraram interesse pelas soluções que a empresa oferece.
Ou seja, a geração de leads é uma estratégia praticada pelas empresas para atrair clientes em potencial e desenvolver um relacionamento duradouro com eles.
Para que o prospect se torne, de fato, um lead, é necessário que ele forneça de maneira voluntária algum meio de contato, como telefone ou endereço de e-mail. A partir disso, a empresa poderá nutrir esse lead a fim de conduzi-lo até a base do Funil de Vendas e convertê-lo em cliente.
Depois de gerar seus leads, você precisará qualificá-los. Isto é: descobrir se realmente são interessantes para o seu negócio.
Qual a importância da geração de leads?
A geração de leads é um processo muito importante para empresas que desejam atrair novas oportunidades de negócio.
Ela é o primeiro passo para uma série de outras estratégias que serão adotadas ou o intuito de aumentar o interesse do prospect por seus produtos ou serviços e convencê-lo a comprar a solução que você está oferecendo.
Quando um lead é gerado, a empresa pode nutri-lo com conteúdo relevante e, de acordo com o estágio do Funil de Vendas em que ele se encontra, isso tende a aumentar a taxa de conversão.
Vale lembrar também que o processo de lead generation acaba sendo uma oportunidade para que a empresa desenvolva um relacionamento de longo prazo com esse cliente em potencial.
Além disso, a geração de leads serve também como um indicador de desempenho das campanhas de marketing digital da empresa.
4 técnicas de lead generation
Landing pages
As landing pages são páginas da web nas quais o visitante fornece alguns dados em um formulário em troca de algum conteúdo rico, como e-books, vídeo-aula, infográficos, relatórios de pesquisas, etc.
É fundamental que o conteúdo oferecido em troca dos dados do visitante seja relevante para ele e supere suas expectativas.
Assim, além de continuar interessado na sua marca, há grandes chances de ele recomendar seu conteúdo e compartilhar nas redes sociais. Isso tende a fazer com que a sua base de leads aumente.
Newsletter
A newsletter não é um recurso novo. Ela ainda é muito eficiente quando o assunto é geração de leads.
É bastante comum ver em sites e blogs de empresas um espaço com os dizeres “Assine nossa newsletter”. Quando o visitante opta por assinar, ele preenche alguns dados, como nome e endereço de e-mail.
A empresa, então, passará a enviar conteúdos para esse e-mail que sejam de interesse do lead. O ideal é que esses conteúdos sejam exclusivos para assinantes.
Search Engine Optimization (SEO)
Não há como falar de geração de leads sem mencionar as técnicas de SEO.
Elas que vão otimizar a busca pelo seu conteúdo nos sites de pesquisa. Assim, você consegue atrair mais visitantes ao seu blog ou site, o que aumenta a possibilidade de transformá-los em leads.
Marketing de conteúdo
O marketing de conteúdo se refere a prática de gerar conteúdos relevantes para seu público-alvo e o perfil do seu consumidor.
Isso normalmente é feito em blogs, mas as mídias sociais também podem ser utilizadas.
Assim, o público começa a perceber sua empresa como especialista nas soluções que oferece.
Além disso, passa a atrair mais visitantes para suas páginas. E, consequentemente, uma maior oportunidade de geração de leads.
Você já faz isso na sua empresa? Está esperando o que? Conte com a gente para te ajudar.
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