Erros fazem parte da vida. Mas uma vida com mais erros do que acertos precisa ser repensada.
Pode-se dizer o mesmo nas redes sociais. Estar presente nesse universo virtual requer muita atenção, pois a velocidade das mudanças de humores e interações é diretamente proporcional ao número de fãs da página ou perfil.
No caso de empresas, não dar a devida atenção a isso compromete seriamente a imagem da marca.
Erros que gestores devem evitar
Listamos abaixo os erros mais comuns nas redes sociais, que podem ser facilmente evitados.
1) Não ter frequência de publicações
Em todas as redes sociais é importante manter um fluxo de publicações para garantir a presença online da marca. Se você tem um canal no YouTube, mantenha-o atualizado. Assim como no Facebook, no Instagram, ou qualquer outra rede social.
2) Não definir o avatar
É extremamente importante definir a persona da sua marca, pois ela irá incorporar valores, gostos, convicções e crenças à sua marca. É importante lembrar que as pessoas serão fãs da sua marca e a tomarão como base a partir da experiência que ela oferece.
3) Só pensar em curtidas e vendas
É nesse momento que sua marca deve se imaginar no lugar do fã. Já reparou como é incômodo entrar em uma fanpage e notar que o único conteúdo que publicam é sobre a marca, produtos, preços, medidas, formas de pagamento, diferentes modelos? É como você ir a um encontro e a pessoa só falar de si, esquecendo do motivo de estar ali, ou seja: você.
Claro, é necessário falar de sua marca, mas não deve ser a única estratégia a ser explorada. Interaja com seus fãs, brinque, ofereça conteúdo que o interesse, faça-o sentir-se importante!
4) Não responder
Toda relação precisa de diálogo, e a que envolve sua marca e os fãs não é diferente. Sejam críticas, elogios, sugestões ou reclamações, é importante responder a todos. E sem demora. A recomendação é que o retorno não passe de 24 horas. Isso conta pontos positivos para a imagem da sua marca. Por isso, tanto no feedback positivo quanto no negativo, dê atenção ao seu fã.
5) Estar em todas as redes sociais
Estar nas redes sociais não significa estar em todos os lugares ao mesmo tempo. Você precisa estar onde o seu consumidor está! O recomendável é que você comece o trabalho em uma ou duas redes. Foque nas mais relevantes para o seu negócio, ampliando seu alcance até alcançar outras redes sociais.
A gestão de mídias sociais, como ocorre em qualquer negócio, é passível de erros e acertos. Principalmente em função da velocidade e quantidade de interações diárias.
O mais importante é evitar repetir os erros. Aprenda com eles e mantenha o foco nos acertos. Conte com a Posittiva para te ajudar!
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