Podcast é um material entregue na forma de áudio, muito semelhante a rádio tradicional. A grande diferença é que esse conteúdo fica gravado ao invés de ser realizado ao vivo.
O marketing de conteúdo não tem limites! Sabemos que atualmente muitas pessoas não têm tempo para ler posts, ebooks ou assistir vídeos. O formato de conteúdo em áudio vem ganhando muitos fãs e simpatizantes, pois é algo muito prático, que pode ser ouvido a qualquer hora do dia, inclusive nos momentos em que se está esperando algo, por exemplo, durante o trajeto no trânsito de casa para o trabalho.
O que é um podcast?
O podcast é um material na forma de áudio, muito semelhante a rádio tradicional. A diferença é que fica disponível para que o consumidor escute quando quiser, ao invés de ser ao vivo.
Podemos dizer que os podcasts têm como base o conceito de audio marketing, representando uma boa oportunidade de comunicação, com a proposta de levar mais informação, educar o público, além de produzir materiais que sejam criativos e entretenha o público, em formato de áudio.
Hoje, é muito fácil encontrar podcasts sobre diversos temas em sites e plataformas de áudio, ou seja, é algo que tem cada vez mais fácil acesso para o consumidor.
Para que serve um podcast?
Vamos entender um pouco para que serve um podcast:
Compartilhar conteúdo
Podemos dizer que o principal objetivo do podcast é compartilhar conteúdo. Na prática, escolhe-se um tema e cria-se um programa ou um episódio para compartilhar o que se sabe sobre esse assunto.
Os podcasts são muito bons para quem tem uma rotina intensa, pois é possível ouvi-lo a qualquer hora do dia, muito diferente de vídeos e textos, em que é preciso parar um tempo e focar a atenção somente no material.
Investir em novas maneiras de entregar conhecimento
A jornada de compras dos consumidores pede que, cada vez mais, seja entregue conteúdo de qualidade, de modo que a empresa possa oferecer um bom conhecimento para o seu cliente. O podcast é uma nova maneira de fazer isso!
Além de trazer algo atrativo, pode contribuir para melhorar a reputação da empresa, mostrando o quanto o negócio tem conhecimento sobre o assunto, com a proposta de oferecer diversidade de conteúdos para que as pessoas possam escolher qual tipo mais lhe agrada. As empresas que oferecem podcasts mostram que são criativas e estão à frente do seu tempo.
Fornecer notícias relacionadas ao mercado
Outra vantagem dos podcasts é que o seu formato favorece muito a propagação de notícias relacionadas a qualquer mercado e qualquer tema. Sabemos o quanto é importante levar esse tipo de informação para o cliente, que está cada vez mais empoderado com a internet e a tecnologia.
A busca por podcasts que oferecem conteúdo rico cresce a cada dia.
Então, é mais do que indicado aproveitar essa oportunidade para aprofundar nas notícias relacionadas ao mercado, aumentando a credibilidade junto aos clientes.
Quero ouvir um podcast, como faço?
Acredito que a esse ponto você já tenha se interessado nos podcasts e está pensando em dar uma chance a eles, não é mesmo? Vamos entender melhor algumas formas de consumir esse conteúdo.
Ouvir online no site de quem está oferecendo o podcast
É possível ouvir um episódio do podcast escolhido de maneira online, acessando o site do negócio que o fornece, entrando na página de podcasts, que muitas vezes está no blog, e dar o play.
A única limitação dessa opção é que não é possível ouvir offline, pois o dispositivo precisa estar conectado na internet para que o áudio possa carregar e ser tocado.
Plataformas de áudio
Outra maneira muito comum de ouvir um podcast é nas plataformas de áudio, pois muitos deles são disponibilizados por lá. Estamos falando do Spotify, Sound Cloud, Deezer, dentre outras plataformas.
Algumas oferecem, inclusive, a possibilidade de baixar o episódio no computador ou no smartphone para ouvi-lo offline. Geralmente, isso depende da aquisição de uma conta premium.
Aplicativos agregadores
Há também um tipo de aplicativo que são chamados de agregadores de podcasts. Nesse caso, as pessoas interessadas podem ouvir no computador ou no smartphone o lançamento de episódios que acompanham de maneira automática.
Há a opção de ouvir direto do aplicativo ou baixar para ouvir depois. Destacamos também que uma das grandes vantagens do podcast é que o seu tamanho não consome muitos dados da internet, como acontece com os vídeos, sendo mais acessível para quem tem internet limitada.
Seguem alguns exemplos de agregadores de podcast: Podcast & Radio Addict, Pocket Casts, WeCast, Overcast, e muitos outros.
Por que escutar podcast?
Vamos entender melhor os motivos que tornam o podcast um formato tão atrativo. Confira a seguir:
Ouça em qualquer lugar
O podcast pode ser escutado em qualquer lugar, basta colocar os fones de ouvido e ouvir pelo celular. É uma ótima pedida para aproveitar um tempo que a princípio está sendo desperdiçado ou fazendo alguma atividade entediante, tal como lavar louças, por exemplo.
São de graça
Outro bom motivo para escutar um podcast é porque é um conteúdo gratuito. Quer coisa melhor do que estudar sobre um assunto sem pagar nada por isso? A maioria dos podcasts que existem hoje são disponibilizados dessa forma, basta apenas apertar o botão de play para ouvi-lo.
São práticos e divertidos
Basta ter um aplicativo no celular, escolher o assunto que queira saber mais a respeito e ouvir ou baixar um episódio que fala do tema.
Como faço para criar um podcast?
Preparamos um passo a passo rápido e completo para que fique claro o quanto é preciso investir de tempo e recursos para criar um podcast que seja bem-feito. Confira as etapas abaixo:
- Planejamento
Já não é mais novidade para ninguém que qualquer ação que precisamos realizar exige um mínimo de planejamento. É no planejamento que se estabelece o objetivo que se deseja alcançar com o podcast.
É importante definir algumas coisas, como:
- público a ser atingido;
- como se diferenciar da concorrência;
- como deixar o tema interessante;
- dentro do tema, qual será o conteúdo;
- quais convidados serão chamados;
- como criar “imagens” com o áudio marketing;
- tempo de intervalo entre novos episódios, mantendo uma boa frequência;
- CTAs ao longo do podcast;
- criação da Landing Page;
- criação de um roteiro (um exemplo: início, CTA, meio, CTA, encerramento, etc);
- treinamento para entender os pontos falhos nesse planejamento.
- Gravação
Sem dúvida alguma, a gravação é um dos momentos mais esperados, é a hora em que o planejamento é colocado em ação e inicia-se, de fato, a produção do podcast. É importante que ele seja gravado em uma sala com boa acústica.
Então, é preciso estar atento ao isolamento acústico e à geração de ruídos durante a gravação. Feito isso, é possível gravar o podcast em algum software existente no mercado para este fim. Exemplos deles são o Audacity, MP3 Skype Recorder e MP3 Cut.
- Edição
Como o podcast não é um programa ao vivo, a edição é fundamental para conferir a fluidez necessária ao episódio produzido. Antes de mais nada, certifique-se de que haja um backup da gravação original, para evitar possíveis problemas com a perda do arquivo ou uma edição errada.
- Publicação
Depois da edição, só resta publicar o podcast e anunciá-lo para o mundo. Isso pode ser feito tanto no site do negócio, quanto nas plataformas de áudio.
- Divulgação
O último passo é divulgar o podcast para que o mundo possa ouvi-lo. Isso pode ser feito no próprio site ou com uma Landing Page. Além disso, é mais do que indicado aproveitar a base de clientes e leads que já conhecem o negócio, divulgando nas mídias sociais e enviando campanhas de e-mail marketing.
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