Se a maior parte do tempo que um usuário gasta em um site é lendo o conteúdo, é nossa obrigação fazer disto uma tarefa fácil e agradável. Com fontes agradáveis e responsivas.

“Não faça o usuário pensar” também se estende a tipografia. Um site deve ser fácil de usar e para isto ele precisa ser fácil de ler.

Pensando nisso, selecionamos 5 elementos que você deve levar em consideração na hora de escolher as fontes do seu site.

1. Tipos de fontes

Existem duas famílias principais de fontes: as com serifa e as sem serifa. As com serifa possuem pequenas linhas nas bordas de letras e símbolos, e são mais indicadas para textos de trabalhos impressos.

Já as fontes que não possuem serifa são normalmente fontes mais “limpas” e com aspecto minimalista. São mais fáceis de ler – principalmente em dispositivos móveis – e altamente recomendadas para blocos de texto. Elas são neutras, mas de certa maneira transmitem modernidade, fluidez e jovialidade.

Outras famílias de fontes são as cursivas, que remetem à escrita manual e as fontes fantasia que são mais decorativas. Também existem as fontes monoespaçadas, muito utilizadas para escrever linguagem de programação, entre outras.

2. Tamanhos e cores

Por mais descontraída que seja a proposta do seu site, tenha cuidado para não usar cores em excesso e fontes em tamanhos inadequados para os padrões da tipografia digital.

É importante se atentar ao tamanho das fontes utilizadas. Para textos de site, a fonte deve ter no mínimo 12px, e os títulos, subtítulos, menus e submenus devem respeitar uma hierarquia, obedecendo a ordem da disposição das coisas mais relevantes.

Concentre-se em paletas de cores, verificando sempre o contraste. Textos claros com fundo preto costumam causar desconforto e devem ser evitados. Pense sempre na harmonia do todo, considere todos os elementos e suas devidas funções na composição final.

3. Fontes responsivas

O desenvolvimento de sites teve que se adaptar aos diversos tamanhos de telas (como mobile) e com as fontes não foi diferente. A procura por fontes web responsivas aumentou muito, afinal todos querem um site com design que funcione perfeitamente em qualquer dispositivo. Durante muito tempo programar essa adaptação de fonte dava um certo trabalho, mas agora ficou mais simples.
Na prática já existem códigos que fazem esse dimensionamento automaticamente, a partir de uma configuração previamente feita pelo usuário.

4. Bancos de fontes

Uma ótima alternativa para quem busca fontes na web é o Google Fonts, um banco de fontes gratuitas que é mantido pelo Google. São mais de mil fontes disponíveis para download e uso online. Existem vários filtros de busca, que simplificam a busca por fontes web. Você pode pesquisar por categorias, popularidade, tendências e estilos, entre outras definições.

É importante destacar que as fontes web disponibilizadas pelo Google têm licença comercial gratuita. Ou seja, você pode usá-las com tranquilidade, sem medo de correr riscos legais pelo uso de fontes piratas ou situações semelhantes. Uma funcionalidade que agrada muito aos designers é a possibilidade de customizar as fontes. Só é preciso um pouco de cuidado, porque mudanças muito bruscas podem deixar seu site mais lento.

5. Sem exageros

A técnica do minimalismo pode ajudar a deixar seu site mais interessante e com o conteúdo destacado. Os sites que tem se destacado costumam usar no máximo duas ou três fontes diferentes em seu conteúdo, nada de exageros.

Você pode e deve, ter uma identidade visual forte e diferente, mas no site priorize pelo bem estar e pela acessibilidade dos usuários. Portanto, procure passar suas informações com maior clareza e precisão, menos é mais. 🙂

A Posittiva oferece o serviço de criação de sites, saiba mais em: https://posittiva.com.br/criacao-sites/

Gostou das dicas? Continue acompanhando o blog!

VAMOS INICIAR O SEU PROJETO?

Atinja seus objetivos e expanda o seu negócio.

COMEÇAR AGORA

VAMOS INICIAR
O SEU PROJETO?

Atinja seus objetivos
e expanda o seu negócio.

COMEÇAR AGORA