Afinal, o marketing é uma despesa ou investimento?
Marketing é uma despesa ou investimento? A resposta pode ser confusa, mas vamos te explicar o porquê investir em marketing é tão importante.
Antes de mais nada é fundamental frisar que estratégias de marketing necessitam de um planejamento, podendo gerar resultados em curto, médio ou longo prazo.
O que é preciso para investir no marketing?
Primeiramente você deve fazer o planejamento. Com um planejamento bem definido você vai conseguir responder a primeira pergunta: é uma despesa ou um investimento?
Afinal, o marketing envolve a criação e a entrega de valor para satisfazer o cliente, a identificação das necessidades e desejo do seu público-alvo e ainda ajuda a definir, medir e quantificar a dimensão do mercado e o potencial lucro da empresa.
Quais são as despesas do marketing?
Vamos citar algumas que podem ser interessantes para obter resultados.
Comunicação:
Aqui vamos abordar todos os gastos com propaganda (folder, comercial de TV, outdoor, jornal, rádio, placas), promoção de venda, eventos, assessoria de imprensa, entre outros.
Pesquisa de marketing:
Tenha em mente as pesquisas, elas são os gastos com pesquisa de tendências, mercado, testes de marketing, entrevistas com o consumidor e etc.
Vendas:
Esses gastos envolvem o recrutamento, por exemplo, seleções, treinamentos, desenvolvimento de representante de vendas, contratações, comissões sobre vendas e todos os materiais específicos desse tema.
Desenvolvimento de produtos:
Investimento em nova tecnologia, desenvolvimento de melhorias nos produtos ofertados, testes, com o intuito de criar novos produtos para o portfólio da empresa.
Serviço aos clientes:
Reparo, assistência técnica, troca ou devolução de produtos, suporte, serviço de atendimento às dúvidas e reclamações dos clientes.
Distribuição:
Todos os gastos que envolvem estocagem e frete. Salvo que dentro dessa despesa entram a segurança dos produtos enviados e armazenados.
Administração de marketing:
Essa área envolve benefícios, salários, treinamento de funcionários desta área, equipamentos, material de consumo, deslocamento e viagens. Gastos como energia, luz, água e segurança do marketing também se enquadram aqui.
Vantagens de investir em marketing:
Parece bastante informação mas garanto que com um bom planejamento e bem estruturado, o marketing é um ótimo investimento para a sua empresa.
Certamente manter o público engajado faz com que a empresa desenvolva ainda mais o contato entre cliente e marca.
Continue investindo
Listamos abaixo algumas dicas que você não pode deixar de lado ao investir em marketing:
1 – Mantenha registros e faça análises de forma frequente.
2 – Conheça o perfil do seu público-alvo para saber para quem você quer aparecer, ou quem você quer agradar e direcione a verba para os canais que vão atrair esse público.
3- Invista no relacionamento do seu atual cliente, afinal, manter um cliente atual é mais fácil e barato do que conquistar novos.
4 – Recomece, faça testes controlados, avalie e se necessário cancele os gastos de um canal para apostar em outro.
5 – Conte com os parceiros que te ajudem a organizar e planejar seus gastos para que, no final das contas, você e sua empresa tenham apenas sucesso.
Afinal, agora que você já sabe a importância do marketing para a sua empresa, vamos fazer o seu planejamento?
Atinja seus objetivos e expanda o seu negócio. Vamos juntos?
Atinja seus objetivos e expanda o seu negócio. Vamos juntos?
Deixar um comentário