Afinal, o marketing é uma despesa ou investimento?

Marketing é uma despesa ou investimento? A resposta pode ser confusa, mas vamos te explicar o porquê investir em marketing é tão importante.

Antes de mais nada é fundamental frisar que estratégias de marketing necessitam de um planejamento, podendo gerar resultados em curto, médio ou longo prazo.

O que é preciso para investir no marketing?

Primeiramente você deve fazer o planejamento. Com um planejamento bem definido você vai conseguir responder a primeira pergunta: é uma despesa ou um investimento?
Afinal, o marketing envolve a criação e a entrega de valor para satisfazer o cliente, a identificação das necessidades e desejo do seu público-alvo e ainda ajuda a definir, medir e quantificar a dimensão do mercado e o potencial lucro da empresa.

Quais são as despesas do marketing?

Vamos citar algumas que podem ser interessantes para obter resultados.

Comunicação:

Aqui vamos abordar todos os gastos com propaganda (folder, comercial de TV, outdoor, jornal, rádio, placas), promoção de venda, eventos, assessoria de imprensa, entre outros.

Pesquisa de marketing:

Tenha em mente as pesquisas, elas são os gastos com pesquisa de tendências, mercado, testes de marketing, entrevistas com o consumidor e etc.

Vendas:

Esses gastos envolvem o recrutamento, por exemplo, seleções, treinamentos, desenvolvimento de representante de vendas, contratações, comissões sobre vendas e todos os materiais específicos desse tema.

Desenvolvimento de produtos:

Investimento em nova tecnologia, desenvolvimento de melhorias nos produtos ofertados, testes, com o intuito de criar novos produtos para o portfólio da empresa.

Serviço aos clientes:

Reparo, assistência técnica, troca ou devolução de produtos, suporte, serviço de atendimento às dúvidas e reclamações dos clientes.

Distribuição:

Todos os gastos que envolvem estocagem e frete. Salvo que dentro dessa despesa entram a segurança dos produtos enviados e armazenados.

Administração de marketing:

Essa área envolve benefícios, salários, treinamento de funcionários desta área, equipamentos, material de consumo, deslocamento e viagens. Gastos como energia, luz, água e segurança do marketing também se enquadram aqui.

Vantagens de investir em marketing:

Parece bastante informação mas garanto que com um bom planejamento e bem estruturado, o marketing é um ótimo investimento para a sua empresa.

Certamente manter o público engajado faz com que a empresa desenvolva ainda mais o contato entre cliente e marca.

Continue investindo

Listamos abaixo algumas dicas que você não pode deixar de lado ao investir em marketing:

1 – Mantenha registros e faça análises de forma frequente.

2 – Conheça o perfil do seu público-alvo para saber para quem você quer aparecer, ou quem você quer agradar e direcione a verba para os canais que vão atrair esse público.

3- Invista no relacionamento do seu atual cliente, afinal, manter um cliente atual é mais fácil e barato do que conquistar novos.

4 – Recomece, faça testes controlados, avalie e se necessário cancele os gastos de um canal para apostar em outro.

5 – Conte com os parceiros que te ajudem a organizar e planejar seus gastos para que, no final das contas, você e sua empresa tenham apenas sucesso.

Afinal, agora que você já sabe a importância do marketing para a sua empresa, vamos fazer o seu planejamento?

Atinja seus objetivos e expanda o seu negócio. Vamos juntos?

    Atinja seus objetivos e expanda o seu negócio. Vamos juntos?