Os canais de marketing estão envolvidos no processo de disponibilização do produto ou serviço até o consumidor final.
Vimos no post anterior a primeira parte sobre canais de marketing.
Além disso, iremos entender os tipos que, por sua vez, se referem à forma como esse processo acontece, que pode ou não contar com o trabalho de intermediários.
Tipos de Canais de Marketing
Por isso, eles recebem três denominações diferentes, sendo elas:
Vendas diretas
Vendas indiretas
Vendas dual.
Canais de Marketing: Vendas diretas
São as vendas feitas diretamente entre fabricante ou vendedor e consumidor final, sem a necessidade de agentes para intermediar o processo.
Muitos clientes, portanto costumam valorizar esse tipo de interação, e não é à toa: ela aproxima a marca do consumidor e torna sua experiência mais personalizada.
Alguns exemplos desse tipo de vendas são aquelas feitas de porta em porta, por catálogos e também em algumas lojas virtuais.
Canais de Marketing: Vendas por intermediários
Também conhecidas como vendas indiretas, são aquelas realizadas com auxílio de agentes intermediários.
Ou seja não há qualquer interação entre aquele que produz o produto e o consumidor final. São as vendas feitas no varejo, no atacado, nas distribuidoras e também nas revendedoras, por exemplo.
Talvez o melhor exemplo que possa ilustrar as vendas indiretas seja a Coca-Cola, que conta com revendedoras e distribuidoras da marca em todo o mundo para comercializar seus produtos.
E agora que você já viu as vantagens da vendas diretas, deve se perguntar por que tantas marcas escolhem o modelo de vendas por intermediários. Umas das principais vantagens é a questão do baixo custo.
Vendas de distribuição dual
No processo de distribuição dual, o fabricante pode vender seus produtos tanto de forma direta quanto de forma a usar intermediários para isso.
Um exemplo é a fabricante de computadores Dell, que, até 2007, trabalhava apenas com canal direto de vendas.
No entanto ao final do ano aquela empresa anunciou que pretendia expandir seu programa para revendedores, e passou a contar também com varejistas para comercializar seus produtos.
Deixar um comentário