Hoje, dia 30 de junho é comemorado o Dia das Mídias Sociais ou Social Media Day. O impacto das redes sociais no mercado foi enorme. Vamos entender melhor algumas das mudanças que as redes sociais causaram.

Nesse mesmo dia é comemorado o dia do social media, ou seja, dia do profissional que trabalha com as redes sociais. 

O que é o Social Media Day – ou dia das mídias sociais?

O social media day foi lançado em 30 de junho de 2010, pelo Mashable – portal americano de notícias sobre tecnologia e business – como forma de celebrar as transformações que as mídias sociais trouxeram para a comunicação global.

De acordo com o próprio Mashable, “a mídia social é hoje o coração da comunicação global”.

Mudanças que as redes sociais causaram no mercado

Em 2002 surgiu o Linkedin, em 2004 o Orkut, em 2006 o Facebook estava liberado para o público e nasceu também o Twitter. Em 2010 veio o Instagram. 

Além de moldar o comportamento e a forma como as pessoas se relacionam hoje, as redes sociais mudaram também a dinâmica do mercado.

Novas oportunidades de marketing surgiram e as pequenas empresas ganharam voz frente aos seus públicos. O consumidor foi de uma postura passiva para o papel de protagonista. Isso fez com que suas ideias, necessidades, opiniões e insatisfações passaram a moldar como as marcas se posicionavam nas redes sociais.

Marketing de performance.

Eu tenho certeza que você já foi impactado por algum banner, outdoor ou propaganda na TV.

E, apesar de já encontrarmos alguns exemplares da nova geração que considerem isso um absurdo, isso foi muito comum até pouco tempo atrás.

Durante muito tempo o marketing teve como foco principal a construção da marca. Marcas lutavam para serem vistas e lembradas. Alguns segundos no horário nobre da TV aberta, ações em eventos e pontos de venda, publicidade em revistas e jornais eram estratégias comuns de empresas que queriam, de alguma forma, roubar um minuto da atenção da grande massa.

Com as redes sociais isso mudou completamente. A possibilidade de mensurar tudo que se queira deu às marcas a possibilidade de otimizar suas estratégias com base em dados reais.

Hoje, é possível calcular exatamente quantos usuários chegaram à um site de compras a partir de um anúncio, por exemplo.

Calcular a performance de campanhas de branding também ficou muito mais simples. Os dados provenientes das redes sociais também permitem que as marcas entendam o alcance pago e orgânico de seus posts e anúncios, a taxa de engajamento, a rejeição, entre outros.

Surge a era do consumidor

Se antes da internet as pessoas eram obrigadas a engolir propagandas, com a web 2.0 esse cenário mudou e o consumidor ganhou voz.

Se, por um lado, as mídias sociais deram às marcas um caminho direto ao consumidor, o contrário também aconteceu. As pessoas estão o tempo todo conectadas, interagindo, pesquisando, analisando e exigindo o melhor das marcas.

Esse comportamento modificou a forma como as empresas se organizam, estando cada vez mais preocupadas em fornecer a melhor experiência possível para seus clientes, em todos os pontos de contato deles com a marca – inclusive nas redes sociais.

O online e offline se misturam

Não existe mais a hora de estar sentado na frente do computador “vendo a internet”. Isso acontece o tempo todo. Você vai a um lugar e faz um check-in no Facebook. Come uma sobremesa, e posta no Instagram. Tudo ao mesmo tempo e em tempo real

Mídia para todos: o fim do monopólio das grandes empresas

Enquanto você reclama da queda do alcance orgânico do Facebook e da necessidade cada vez maior de se investir em mídia paga, ainda que esse alcance gratuito chegue a zero, ainda é bem barato e acessível investir em mídia nas redes sociais.

Pense que, antes da popularização dessas mídias, alcançar pessoas era, praticamente, um privilégio de grandes marcas.

As redes sociais representaram o fim do monopólio das grandes empresas no marketing. E isso é motivo mais do que suficiente para comemorar o social media day.

Só a motivos para comemorar o Social Media Day sendo você empreendedor ou consumidor. E aí, você quer ajuda para estar no melhor canal de comunicação do mundo? Conta com a Posittiva, nós podemos te ajudar.

Atinja seus objetivos e expanda o seu negócio. Vamos juntos?